Nascido da "colheita de 1975", desde jovem que desenvolvi o gosto pelos desportos motorizados, em particular o todo-o-terreno que durante a década de 90 tinha grandes provas realizadas á minha porta.
Mais ou menos pela mesma altura recebi de prenda de aniversário a minha primeira máquina, ainda de rolo, e daí começar a fotografar as corridas foi um passo muito pequeno. Rolos de 24+3, dois por corrida. Muitas delas para jogar fora, mas pelo menos deu para guardar algumas memórias que muito prezo.
No inicio dos anos 2000, e já casado comecei a utilizar uma máquina digital da marca "Creative" que tinha uma forma muito singular. Mas já tinha fotos para ver no computador sem ter que andar a digitalizar. É claro que para os dias de hoje essas fotos nem para ícones servem. Depois veio uma Minolta comprada dos EUA, depois uma Kodak com um zoom monstruoso, e finalmente o passo para as DSLR que ainda hoje uso. Talvez fruto do acaso tenha optado pela Canon, e desde então tem sido o material que sempre tenho usado. Durante vários anos a fotografia era apenas um hobby, destinado a preservar as memórias das provas e eventos a que ia, sozinho ou com um grupo de amigos com o vicio comum.
Pelo meio o vicio da informática e a curiosidade de mexer nos computadores foi-me fazendo aprender um pouco de como tudo isto funcionava. Um dia, sem que nada o fizesse prever, um bom amigo ofereceu-me espaço num servidor dele para alojar um site de fotografia, e em menos de nada nasceu o site Offroadphoto.com. Eis-me orgulhoso com a minha primeira plataforma para ter as minhas fotografias.
Mas eu queria algo mais do que mostrar apenas as fotos e cedo percebi que o conseguia fazer. Assim registei uma marca e abri o Todoterreno.pt. Um site de noticias de todo-o-terreno de competição que ainda mantenho vivo e a funcionar com a ajuda da minha esposa. A partir desse momento as fotos passaram a servir para alimentar este site. Alguns anos passados, algumas aventuras vividas, algumas pessoas conhecidas e eis-me parte de um grupo amigos de várias nacionalidades a trabalhar em conjunto num projeto internacional relacionado também com o todo-o-terreno de competição, incluindo as grandes provas internacionais. Porém quem tinha poder de decisão tomou algumas decisões que nos castigaram a todos e o projeto ruiu. Como achei que era algo interessante, meti novamente mãos á obra e criei o Rally-Raid Network, onde ainda tenho a colaboração de uma colega e amiga de longa data. Aqui tento sempre que possível dar destaque ás provas e pilotos Portugueses, e sempre que possível uso as minhas fotos, e felizmente que este site cresce e cada vez mais é uma referencia internacional deste desporto (fica-me mal dizer isto, mas até eu não esperava tal coisa).
Mais recentemente, como se tudo isto não fosse pouco, criei um outro portal, o Guia Rural, destinado a divulgar as potencialidades turísticas e não só do nosso pais. Pela sua própria filosofia, é um projeto diferente, algo que eu e a minha esposa vamos fazendo crescer. Tem algo mais associado, mas uma coisa de cada vez senão nada chega a lado nenhum.
Todas estas atividades, corridas, turismo, passeios e eventos, bem como o normal dia a dia de alguém que gosta de tirar fotografias conduziram a que eu tenha uma "pequena" galeria de imagens que um destes dias irá passar os 2 milhões de fotos. Sim isso mesmo, dois milhões de fotos. Atenção... reunidas sobretudo nos últimos 15 anos, portanto não será assim tanto. Talvez a principal razão de serem tantas tem mesmo a ver com o facto de eu ter muita dificuldade em apagar imagens, coisa que outras pessoas fazem com muita facilidade. Já eu acumulo tralha. Enfim.
No entanto nunca fiz destas atividades a minha principal atividade. Tenho outra profissão, na qual procuro dar o meu melhor e ser o mais eficiente possível. A fotografia e os sites foram durante muitos anos um hobby, hoje em dia já nem tanto, serão mais uma segunda atividade, completamente distinta daquilo que me ocupa as horas "de sol".
Ao longo destes anos evolui bastante, comprei melhores equipamentos, investi em software e procuro fazer algo com qualidade, mas mantenho os pés na terra porque não fiz nenhuma formação muito longa sobre tudo isto. Aprendi alguns detalhes da fotografia que faço, aprendi a construir os meus sites, e a interligar isto tudo, mas nunca deixei isso tornar-se numa obsessão. Além disso sou muito conhecedor das minhas próprias limitações, exacerbadas pela falta de tempo para poder aperfeiçoar as minhas capacidades. Por isso ainda mantenho a curiosidade em seguir o trabalho de algumas pessoas que considero exemplos e procurar aprender com eles, para ir também eu próprio evoluindo. Por um outro lado, sempre estive consciente das dificuldades que tinha, de que este é um mercado competitivo, saturado e onde o mérito alheio é mal visto, por isso opter por como "mantra" que isto tinha que me dar prazer, que tinha que ser algo fazia para divergir a mente de ocupações exigentes e bastante diferentes de um dia a dia algumas vezes complicado.
Esta apresentação não fica completa sem os agradecimentos a um grupo vasto de pessoas que ao longo de anos me tem ajudado e aturado. A família tem tido uma paciência que vou-vos contar, e por isso, sempre que as condições o permitem, gosto de os levar comigo. Quanto aos amigos, não me vou atrever a nomear nomes não me vá esquecer de alguém, mas tenho tido a felicidade de ter comigo excelentes companheiros de aventura, um deles a quem devo 1001 agradecimentos pois acompanha-me há mais de 10 anos nisto de fotografia. Outros dois irmãos aqui por perto com quem partilho inúmeras atividades, bem como organizadores, pilotos, imprensa e até empresas foram ao longo de todos estes anos fundamentais na minha aprendizagem e crescimento dentro deste meio e todos eles merecem um agradecimento especial. Tive a felicidade de conhecer e poder chamar de amigos a alguns "ídolos" por assim dizer, e isso foi e ainda é realmente incrível.
Para terminar, tenho mesmo que agradecer ao publico que ao longo de anos visitou os meus sites e serviu como principal motivação para ir continuando. E mais recentemente, e também a razão deste portal, os clientes que vão comprando uma ou outra foto e ajudam a minimizar os custos de ter tudo isto a funcionar.
O site como loja on-line de fotografia já existe há algum tempo, mas agora em Abril de 2023 vê a luz este pequeno portal onde irei colocando alguns dos meus trabalhos e de vez enquanto mostrando uma ou outra peripécia.
Helder Custódio