Baja TT Extremadura 2024: Turismo Raiano

Por vezes acontecem-nos coisas que não esperamos e que nos deixam baralhados, e a Baja TT Extremadura 2024 foi fértil em situações do género.

O plano inicial era poder ir os dois dias á prova, mas o tempo não estica, pelo que fui forçado a fazer ajustes.  Cancelei o hotel que tinha marcado há meses, e tive que reorganizar o dia de sexta feira para que conseguisse nesse dia fazer tudo quanto tinha previsto.   As atividades "fora" da corrida correram todas da melhor maneira, já a corrida foi um verdadeiro quebra cabeças...

Antes de qualquer comentário, devo dizer que eu já fui várias vezes a esta corrida, sempre para a zona de Alconchel ou próximo, e era um "fã devoto" da mesma.  Gosto da região, da paisagem, até da forma como tenho sido recebido pelos locais, e claro da corrida, pelo que com um historial francamente positivo,  só tinha motivos para ter as expectativas em alta. Juntava-se a isto uma lista de participantes interessante, e o facto da corrida ter também um bocadinho em Portugal.

Devo também acrescentar que sou conhecedor das dificuldades de organizar uma prova e que em Espanha há coisas que para nós não fazem qualquer sentido, mas que as organizações locais têm que enfrentar e solucionar para que consigam realizar as corridas.

Dito isto...  Olhando para o mapa, horários, pontos recomendados, etc  eis o plano de atividades: Ver o prologo Moto, vir para Portugal ver as primeiras motos no P1, depois ver as motos todas no P2 e esperar pelos carros no P2 (P1 e P2 eram junto a Elvas, de acordo as informações junto ao à cidade e ao Autoestrada)

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Até ao Prólogo tudo certo... Ponto encontrado com facilidade, um sitio engraçado e diferente do que estou habituado.  Fiquei algum tempo mesmo por baixo do viaduto do autoestrada e depois andei alguns metros em direção á partida. Sem stress e sem quaisquer problemas.  Nada a apontar.

Vistas as motos fiz viagem para o que deveria ser o P1, mas para começar o calvário de tentar encontrar a corrida.  Seguindo sempre as informações da organização e os mapas que a mesma disponibilizou fui ver o P1... quase nada... apenas uma fita vermelha enrolada que deveria ser para fechar a estrada e nada mais.  Voltar a ver as informações... tudo parecia estar certo, mas pilotos, org, nem vê-los... pela descrição eu estaria no sitio certo... mas os horários começaram a ficar apertados. Tentar chegar ao ponto onde deveria estar a meta do primeiro troço moto em Portugal era já impossível.  Arriscar a ficar ali era ainda pior...  Intrigava-me apenas ter visto um carro com autocolantes da org fechado e estacionado na berma da estrada um pouco atrás, mas mesmo assim faria sentido relacionando com as informações a que tive acesso.  

Já o que seria o P2 nunca dei com ele.  Nada fazia sentido, descrição mais ponto GPS era um verdadeiro quebra cabeças... juntando o "mapa" da corrida, bem então é mesmo para esquecer.

Ora bem, considerando que estava a ficar complicado, decidi que o melhorseria tentar apanhar a pista mais adiante, seguindo a direção de Campo Maior, olhando para o mapa para procurar os pontos de interseção das estradas com a possivel pistas. Nada.... passei uma hora ás voltas entre Elvas, Badajoz e Campo Maior... mas nada que se pudesse parecer com um cruzamento de asfalto emergiu.

Acabei por desisitir e pensar em voltar a Badajoz para procurar encontrar a meta do troço da tarde... para minha surpresa, logo a seguir á fronteira encontrei foi o ponto de partida do que viria a ser o segundo setor do troço da tarde.  Não vou contar o que vi, mas foi um bocado surreal.  Valeu os pilotos que estavam a chegar serem conscientes e cumpridores e o moço da organização que apareceu depois deles ter-lhes dado ouvidos para que tudo acabasse por correr bem e sem complicações.   A situação que vi é mais que suficeinte para que em Portugal se fizessem páginas e páginas de comentários de "veneno" a atacar uma org fosse ela qual fosse.

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Vistas as motos, sabia que os carros tinham um programa diferente, e que iriam levar bastante tempo a chegar.  Deu tempo para almoçar descansado e depois, como não estava satisfeito com a visita á "Senhora da Asneira" da parte da manhã, pensei em repetir da parte da tarde.   Voltando ás indicações e pontos GPS disponibilizados fiz Badajoz Elvas... a verdade é que desta vez já consegui ver pontos onde os concorrentes iam passar, mas isto não batia certo com o que a org tinha indicado. Vi mais pessoas a fazer os mesmos erros que eu estava a fazer, mas desta vez tentei manter a coisa mais simples... fui a Elvas por uma estrada e voltei a Badajoz pela outra, que supostamente intercetava a pista... nada. Nem o mais leve sinal.  Acabei por regressar ao ponto onde tinha visto as motos e assisti á partida dos pilotos FIA.

O nível de frustração era já tão alto que depois dos FIA acabei por vir embora. Eu que acredito que todos os pilotos que participam merecem ser vistos, apoiados, fotografados e terem a oportunidade de também aparecer , mesmo os mais lentos e não apenas os que conduzem carros XPTO que custam o preço de uma boa casa, mas já estava tão aborrecido que vim embora,  e nem os pilotos do CERTT e Regularidade vi.

Pelos vistos houve decisões de última hora que complicaram e baralharam tudo.  Desconheço quais foram as razões levaram a estas alterações ,mas devem ser muito boas para se sobreporem ao nível de estrago que fizeram.

Com tudo isto perdi imenso tempo em viagens, fiz montes de kms, e por pouco que não conseguia fazer o trabalho que me tinha comprometido.  Talvez como coisa boa tenha ficado o facto de ter ficado a conhecer quase todas as estradas asfaltadas no triangulo Badajoz, Elvas e Campo Maior.

Sei que de certeza outros terão tido outra experiencia, e acredito que no sábado a prova não terá tido estas "confusões", pois disputava-se toda em território Espanhol e numa zona bem conhecida de publico e organização.  Mas a vinda a Portugal foi algo muito confuso, pelo menos para mim, razão pela qual me custa ler coisas do pós corrida que não batem nada certo com o que vi.   

Foi uma lição muito amarga e difícil de aprender.  Não gosto de destruir nada, e prefiro ter sempre uma postura construtiva e de tentar ajudar as organizações e pilotos, que ainda têm a paciência e vontade de manterem este espetacular desporto vivo, mas tenho que dar razão ao comentário de um amigo Espanhol que me disse uns dias antes "Esta organização não gosta de público".   Espero que para o ano que vem isto corra melhor, sobretudo para eles, porque para mim pouco me afeta e mas se a coisa me parecer igual fico mesmo por é casa porque grande parte do meu trabalho relacionado com esta corrida é feita através do Rally-Raid Network e frente ao computador.

A organização deve repensar a forma como cumunica com o publico e como divulga a sua prova.  E também ser mais fiável e verdadeira, pois em ultima analise é ela propria que benficia e isso ajuda a engrandecer a prova, que tem tudo para ser uma das melhores de Espanha.

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Helder - 11/5/2024

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