Em Abril fotos 1000.... e nos meses antes também.
Featured

Em Abril fotos 1000.... e nos meses antes também.

Faz já demasiado tempo que não atualizo o Blog, na verdade não é por falta de vontade, mas sim por manifesta falta de tempo.  O final de 2023 e o inicio de 2024 têm sido bastante exigentes, obrigando a dispersar atenção e tempo em múltiplas tarefas, e embora apesar de não faltarem ideias e vontade de manter isto atualizado, não tem sido de facto simples.

Nestes primeiros meses do ano já estivemos em vários pontos do país a acompanhar provas do CNTT, CPTT, X-Trophy, Troféu Yamaha, CISET e também outros eventos isolados. Muito embora tenha que desempenhar diferentes funções em cada uma das corridas, comum a todas elas é a função de fotografar (e ás vezes filmar um pouco) as corridas e o que me permite depois em casa "ver novamente" a corrida, já com ais calma e disfrutar tanto do meu trabalho como da performance dos pilotos,  que muitas vezes produzem imagens verdadeiramente espetaculares para quem gosta deste tipo de eventos ou desportos motorizados de um modo geral.

Depois da tareia que foi acompanhar o Rali Dakar com o Rally-Raid Network onde tivemos resultados históricos com quase 2 milhões... sim escrevi bem: 2 milhões de pessoas alcançadas, começámos a época de fotografia em Fronteira, com as resistências TT moto e quad.   Para quem como eu conhece a pista de Fronteira há anos, já viu e fotografou quase todos os ângulos possíveis e imaginários, uma prova de motos ali parecia que não iria ser exatamente espetacular, mas na verdade a organização e os seus parceiros tiraram um coelho da cartola, conseguido realizar duas corridas muito interessantes de assistir e fotografar.  

Em Fevereiro arrancou o X-Trophy, em Ferreira do Zêzere.  É uma prova já conhecida, que recebe pilotos e publico no recinto muito bom. Porém para quem está por detrás de uma câmara esta prova oferece alguns desafios complicados, e limita alguns pontos de fotografia, sobretudo devido á orografia, pistas disponíveis e acessos. No entanto a prova não é uma corrida de fotógrafos, mas sim uma corrida de motos e Quads,  nós temos que mediante as condições fazer o melhor possível. 

Depois da viagem a Ferreira do Zêzere, seguiu-se a viagem a Beja, para a edição de 2024 da Baja TT Montes Alentejanos.  Devido a alguns constrangimentos, apenas pude assistir ao primeiro dia de prova, pelo que nem sequer deu para "inventar" muito. Uma vez que a corrida tem partida e chegadas no mesmo sitio, a opção foi mesmo permanecer por ali.  Mais do que um bom dia de fotografias, foi um bom dia de corridas, muito embora São Pedro tivesse mandado água, vento e frio.  Algumas situações, sobretudo já na parte das chegadas, fizeram me lembrar outros tempos em que as corridas tinham "um sabor diferente", e dar por muito bem empregue esta viagem.

Em Março as "atividades" começaram com o Raid de Gois.  Também aqui apenas pude despender de um dia para assistir e fotografar a corrida, mas esta foi até ao momento a corrida mais complicada.   Espero que tenha sido apenas um erro de interpretação meu, mas tive dificuldade em compreender os horários dos setores seletivos, acabando por tomar algumas decisões erradas no que a escolhas de locais diz respeito.  Apesar de até não ter sido uma catástrofe em termos de fotografias, em termos de utilização de tempo e deslocações foi uma asneira quase de inicio a fim.  Valeu acima de tudo pelo passeio que fiz com a família  mais do que outra coisa.

Começou Abril, e mal tínhamos saído de Gois eis a primeira edição do Rally Raid Portugal, a prova que continua o legado das lendárias Bajas 1000 e depois do Transibérico.  Os resultados de fotografia foram bastante bons e recompensadores, mas por outras razões esta prova foi um "marco" naquilo que tem sido a minha intervenção no que diz respeito ao todo-o-terreno de competição, e devo um profundo agradecimento a alguém relacionado com esta prova.  A cereja em cima do bolo foi pouco depois termos recebido um contacto por parte da estrutura do W2RC , onde reconhecendo o trabalho feito sobretudo com o Rally-Raid Network nos foi proposto um pequeno acordo.   Se esta corrida podia ter sido melhor, claro que sim,  mas por variadas razões é algo que irei recordar para sempre.  Na verdade é bom vermos reconhecido o nosso trabalho, sobretudo por aqueles que não "nos devem nada" e olham apenas para o resultado do que fazemos e lá encontram mérito.

Ainda o Rally Raid Portugal não tinha terminado, e já rumávamos á região centro, para a primeira prova do CISET 4x4 2024. Fomos até Oliveira de Frades,  onde já em 2023 tínhamos estado.  Consolidando o trabalho feito na primeira edição,   a organização melhorou vários aspetos desta corrida, tendo sido recompensada com uma boa adesão de pilotos e publico.  Em termos de fotografia, considerando a modalidade correu mesmo muito bem.  A configuração das pistas e obstáculos ajudam, e torna-se simples obter boas imagens.

A 13 de Abril fui até Gáfete, para uma resistência de motos e quads. Uma novidade para mim, muito embora a prova já tenha sido realizada varias vezes.  Gostei bastante e trouxe muitas e boas fotos.  A corrida disputa-se num sitio muito agradável, junto de uma barragem que este ano graças á chuva abundante estava cheia. A paisagem pontilhada com as mil cores da primavera e um dia de sol quase a saber a verão fizeram com que este fosse um dia muito bem passado.

Este mês ficou também marcado pelo regresso do Troféu Yamaha.  Esta competição é um verdadeiro caso de sucesso, e as outras marcas deviam colocar os olhos no que eles fazem.  A época arrancou em Pegões, com uma lista de inscritos enorme dispersos por 1001 classes.  Um dia passado sem grandes complicações, com boas fotos, com a rapaziada conhecida, e passado com um dia de primavera muito agradável.

Abril de 2024 pareceu ser o ano das "corridas mil" pois ainda houve tempo para ir ao Raid da Ferraria. A prova em si não é novidade, e já vai na sua 36ª edição.  Este ano teve como novidade a introdução dos automóveis, para alguns uma adição bem vinda, provavelmente para outros nem tanto.  Gostei da configuração do troço deste ano, facilitou muito o trabalho e permitiu-me visitar dois novos pontos de fotografia que há muito queria ir ver.   Foi para mim um excelente fim de semana de corridas, sobretudo pela possibilidade que tive de disfrutar do meu velhinho 4x4 e percorrer caminhos muito diferentes dos habituais.   As fotos foram o que esperava, um misto de coisas boas e diferentes, com outras não tão bem conseguidas dadas as limitações.

O programa de atividades continua recheado para as próximas semanas, com algumas visitas as locais onde ainda nao fui e alguns eventos diferentes.  Lamento o cancelamento do X-Trophy da Marinha Grande, que esperava com grande curiosidade, mas dada a quebra de compromisso, o promotor não teve outra solução senão cancelar a corrida.

As imagens de todas estas corridas estão disponiveis.  Basta indicar-nos a prova e o dorsal de participante para as possamos localizar nos arquivos.  

Helder, 1/5/2024

Artigos relacionados